Conheci a linguagem do teatro de objetos por meio do espetáculo Mulheres, cujo trabalho realizei com minha parceira do Núcleo Trecos e Cacarecos, Kelly Orasi.
A investigação desta linguagem foi sugerida pela artista Sandra Vargas do Grupo Sobrevento que também foi uma importante parceira na elaboração desta obra de narração de histórias com o teatro de objetos. Ela, além de orientar nossa pesquisa, também fez a sua direção.
A partir desta obra que estreou em 2002 e depois vivenciando em palco este espetáculo, o teatro de objetos enquanto linguagem tornou-se um dos meus principais focos de pesquisa. O objetivo deste blog é criar um canal de comunicação entre artista e seu público para compartilhar o que tenho estudado e vivenciado em relação a esta investigação cênica.
Então, começo pelo princípio. Eu entendo o teatro de objetos como uma linguagem que se apropria dos objetos cotidianos (ready-made) em sua potência simbólica por meio da ação dramática do intérprete. É uma linguagem de muitas possibilidades cênicas que faz parte do universo do teatro de formas animadas e que traz em seu bojo, a qualidade de confabular de maneira muito original sobre conteúdos diversos. Em várias oficinas que eu ministrei sobre teatro de objetos, a palavra que mais circulou para avaliar esta linguagem entre todes os participantes é: Teatro das possibilidades!
Ele traz para o artista criador inusitadas formas de encenar os mais variados estilos de textos dramatúrgicos, falar dos mais variados temas e criar uma dramaturgia autoral quase confessional, no entanto, capaz de abranger o universal.
Sublinhar metáforas e simbologias que um determinado objeto traz para a plateia, num determinado contexto e em determinada relação com o intérprete, faz com que a poesia se torne muito mais potente nesta linguagem, atravessa a plateia por outros meios de comunicação e abre novas formas de fruir uma obra cênica. São estas e outras questões que pretendo apresentar aqui com o mesmo entusiasmo que tenho ao criar uma cena com objetos.
Bem vindes a este blog e bora falar de possibilidades!!!
Lilian Guerra
Comments